Turismo: desenvolvimento do setor na região Encantos do Sul é pauta de reunião




Representantes dos municípios de Gravatal, Imbituba, Tubarão, Orleans, Forquilhinha, Criciúma, Grão Para, Garopaba integrados pela Instância de Governança Regional Encantos do Sul, estiveram reunidos quinta-feira (12) na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), tendo como uma das pautas o desenvolvimento do Turismo na região.

Presidido pela diretora executiva da Instância, Marta Régis Fogaça, o encontro oficializou decisão da Justiça Estadual, que nomeia a ADRAM (Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional) como entidade que fará a administração temporária, com o objetivo de organizar os trabalhos, especialmente quanto ao seu processo eleitoral que deverá acontecer em até de 90 dias.

Foram esclarecidas as etapas para o processo, que inclui a reforma do Estatuto para adequação às normas legais, e a imediata convocação para eleger a nova diretoria. Um dos objetivos é também atrair novos associados para a Instância, entre eles empresas do setor e prefeituras municipais.
Uma das prioridades da gestão administrativa pela ADRAM será a elaboração de projetos de desenvolvimento do Turismo na região de Encantos do, tendo como eixo estruturante o Projeto de INTEGRAÇÃO TURÍSTICA DO SUL CATARINENSE – Rota Serramar, que conecta o planalto serrando ao litoral, destacando as diversas potencialidades previstas no projeto.

A Instância de Governança Regional Encantos do Sul é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 2011, conforme as Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo. Reconhecida pelo Governo do Estado como a interlocutora do Turismo no Sul Catarinense, tem como objetivo estatutário promover o desenvolvimento Turístico Sustentável da Região que abarca 32 municípios desde Nova Veneza até Paulo Lopes.