Rota da Baleia Franca, sustentabilidade e energias renováveis no workshop DEL Turismo




O último dia do workshop do Programa DEL para o setor turístico iniciou com a apresentação do Case Rota da Baleia Franca pelo consultor da Facisc, Giovane Ferreira Pereira.

Coordenado pelo Núcleo da Rota da Baleia Franca, que é composto por integrantes das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna e com o apoio da Facisc, o Projeto Rota da Baleia Franca conta com o envolvimento de diversas entidades e também do poder público local, estadual e federal.

Giovane relatou as estratégias e ações realizadas para o desenvolvimento do turismo de observação de baleias, com por exemplo, eventos, atividades culturais, esportivas e gastronômica organizados para incrementar a atividade. “O grande desafio foi organizar a governança do projeto com o envolvimento de três cidades em torno um objetivo único”, ressaltou Giovane.

Referência em excelência e sustentabilidade, o case do Hotel Senac de Natal, Rio Grande do Norte também foi apresentado no encontro pelo assessor da diretoria do Senac RN, Estácio Guimarães.

Integrante do programa DEL Turismo no Rio Grande do Norte, o Senac trouxe para o treinamento as experiências e ações realizadas em prol da sustentabilidade financeira do hotel, por meio de consultorias especializadas para a análise dos processos e a busca do atendimento as dimensões do turismo sustentável.

Ainda na esfera da sustentabilidade, as energias renováveis também estiveram na pauta do treinamento. Especialista no assunto, o consultor Andreas Dohle, apresentou o case da cooperativa Coopenergy e as vantagens das cooperativas de energia, mostrando como elas contribuem para o objetivo de fornecer energia sustentável, com baixo custo e serviços de qualidade.

Participaram do encontro representantes dos seis municípios participantes do programa DEL Turismo (Rio Grande do Norte, está nos municípios de São Miguel do Gostos e Tibau do Sul; no Rio Grande do Sul, nos municípios de Rolante e Canguçu e em Santa Catarina nos municípios de Rio Negrinho e Schroeder).

O DEL Turismo é realizado em parceria com os Centros de Formação Profissional da Economia da Baviera (bfz) e conta com a coordenação da SEQUA, parceiro da economia alemã, e o financiamento do Ministério Federal da Alemanha para o Desenvolvimento e a Cooperação.