Práticas de sucesso do DEL Turismo são apresentados em evento em Balneário Camboriú




Articuladores e consultores do Programa DEL Turismo, além de presidentes de conselhos municipais e secretários de Turismo, se reuniram na semana passada na Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) para durante três dias apresentar e trocar experiências implementadas em seus respectivos municípios.

O DEL Turismo é uma solução oferecida a prefeituras para desenvolver o turismo local. O programa foi implementado a partir de uma parceria entre Brasil e Alemanha estimulada inicialmente pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), mas que ganhou outros Estados.

Implementado há pouco menos de um ano em seis Municípios de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte, a aplicabilidade do programa foi elogiada por todos os participantes do evento.

Em Schroeder e Rio Negrinho (SC), os articuladores locais receberam consultores que apontaram fragilidades e potencialidades. Schroeder, por exemplo, a partir da consultoria, criou uma logomarca e passou a trabalhar o slogan “Naturalmente Schroeder”, para estimular o turismo de trilhas, valorizando o cenário local, privilegiado por montanhas e mata virgem.

Já Rio Negrinho desenvolveu um prato típico local e promoveu um concurso de logomarca para explorar o turismo focando na estrada de ferro que corta a cidade.

Cientes de que o trabalho está apenas começando, mas com frutos a se comemorar, os articuladores colheram sugestões e discutiram com os demais participantes do encontro os próximos passos de implementação do programa.

Os representantes dos Municípios do Rio Grande do Sul, Rolante e Canguçu, apresentaram experiências bem-sucedidas na área de cicloturismo e gastronomia. Já São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, apresentaram práticas mais avançadas, considerando que são cidades eminentemente turísticas.