Núcleo do Agronegócio da ACIC desenvolve projeto inovador na área de suinocultura




Um projeto arrojado e inovador, que pode criar um novo conceito de produção e sustentabilidade na área suinícola. O Núcleo de Agronegócio da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), com o apoio da Federação das Associações Empresariais do Estado de Santa Catarina (FACISC) e da Confederação Brasileira das Associações Empresariais (CACB), vem trabalhando fortemente no projeto que visa a produção de suínos sem o uso de antibióticos.
Na noite de segunda-feira, dia 04, foi realizada mais uma reunião para tratar sobre o assunto. O encontro contou com a participação do presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Márcio Zanatta, da gestora executiva da entidade, Maria de Lourdes Dal Piaz, do coordenador do Núcleo do Agronegócio da ACIC, Vinicius Mocelin, Gil Monteiro Goulart da FACISC, Gabriele Oliveira da CACB e do consultor da FACISC, Osvaldo Mota.
Trata-se de um projeto diferenciado que propõe criar um novo modelo de desenvolvimento para a região. “Temos uma expectativa muito positiva. Estamos trabalhando há muito tempo neste projeto. Sabemos que muitos consumidores estão ávidos por um produto o mais natural possível. O nosso modelo pode trazer esse diferencial, mas precisamos continuar trabalhando para conseguirmos viabilizar a colocação deste produto no mercado”, assinala Vinicius Mocelin.
Conforme Mocelin, o projeto deverá criar uma nova perspectiva de sustentabilidade para os produtores envolvidos. A intenção é colocar a proposta em execução a partir do ano que vem. “Estamos caminhando com muita responsabilidade (com os pés no chão). Sabemos que é um projeto diferenciado e que todos os passos precisam ser seguidos de forma muito criteriosa. Agradecemos à FACISC e à CACB pelo apoio”, destaca Mocelin.
O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Márcio Zanatta, enaltece a iniciativa do Núcleo do Agronegócio. “É um projeto que está sendo muito bem conduzido. É, sem dúvida, um grande desafio do Núcleo. O apoio da FACISC e da CACB é muito importante para que os objetivos traçados sejam efetivamente atingidos. É um projeto de grande relevância para a região”, pontua Zanatta.
Gil Monteiro Goulart – gestor dos projetos Empreender Competitivo – ficou satisfeito com o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo do Agronegócio. “Observamos toda a preocupação dos empreendedores envolvidos. São pessoas que estão no rumo certo e que, com certeza, deverão colher excelentes resultados. Ficamos muito satisfeitos com esse projeto de desenvolvimento que está sendo capitaneado pelo Núcleo”, observa. “É um projeto construído de forma conjunta e muito bem conduzido por todos os entes envolvidos”, sublinha a consultora Internacional e Analista de Projetos de Cooperação da CACB, Gabriele Oliveira.

O Núcleo do Agronegócio da ACIC criou a Cooperativa do Núcleo dos Empreendedores Rurais (CONER), formada por um grupo de suinocultores, que vem atuando há décadas no setor, superando as crises cíclicas e buscando alternativas para permanecer no campo, tendo melhores perspectivas de desenvolvimento. Há três gerações, os suinocultores estão insistindo na atividade e agora apostam num novo modelo produtivo e sustentável para o setor.