Núcleo de Estudos Açorianos visita Imbituba




Integrantes do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o diretor Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores, de Portugal, Dr. Paulo Teves, visitaram a cidade de Imbituba no último sábado (7). O núcleo de Ações Criativas da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM esteve representado pelo coordenador Célio de Oliveira.

O coordenador, que também representa a Associação Cultural Mariscão da Zimba e o projeto Roça Açoriana, destaca que o ponto forte do encontro foi a entrega do relatório das atividades da Rota Açoriana, com foco nos projetos Butiá Raízes, Batismo de Fogo de Anita Garibaldi e as Lavadeiras da Praia do Porto. As ações incluem uma parceria entre 16 municípios para o fortalecimento do artesanato com identidade cultural.

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior também prestigiou o encontro, acompanhado da diretora da cultura Alessandra Santos, e outras lideranças locais que atuam na valorização da cultura de base açoriana.

O roteiro da visita iniciou na Casa Açoriana em Vila Nova, passou pela sede do projeto Rota Açoriana em Vila Nova Alvorada, visitou o monumento da Batalha Naval de Imbituba e encerrou na Acordi (Associação Comunitária Rural de Imbituba) com um café com produtos gastronômicos típicos como bijajica, bolo de butiá, aipim com melado, entre outros.

Imbituba é candidata para sediar a Feira Açor 2020.