Marketing, planejamento, turismo verde e cases de sucesso são abordados no primeiro Workshop do Programa DEL para o turismo




O turismo como um acelerador para o desenvolvimento econômico dos municípios foi tema de workshop inédito realizado nesta terça-feira (15/10) e que estenderá até quinta-feira (17/10) na Facisc.

Recepcionados pela diretora de turismo da Facisc, Ciça Muller, representantes dos seis municípios participantes do programa DEL Turismo (Rio Grande do Norte, está nos municípios de São Miguel do Gostos e Tibau do Sul; no Rio Grande do Sul, nos municípios de Rolante e Canguçu e em Santa Catarina nos municípios de Rio Negrinho e Schroeder) se reúnem na sede da Federação no primeiro treinamento da vertente turística do Programa de Desenvolvimento Local, o DEL da Facisc.

Entre outros assuntos os representantes das cidades discutem sobre a importância do marketing digital na promoção de destinos turísticos, o perfil das cidades turísticas do futuro, cases de sucesso e destinos verdes.

Secretária de turismo de Tibau do Sul, município onde fica a praia de Pipa, Elizabeth Bauchwitz falou no primeiro dia do encontro sobre a taxa de turismo que é regida pelo Conselho Municipal de Turismo, como foi feita a lei juntamente com o Fundo Municipal de Turismo e como funciona. “Há uma dificuldade dos municípios em cobrarem esta taxa e nós somos um case de sucesso por conseguirmos cobrar. Dos recursos arrecadados 40% vai para a própria associação de hoteleiros que recolhe a taxa e transfere 60% para o Fundo municipal. Este fator gera um maior engajamento de toda a rede, mas para que isso ocorra há um treinamento da rede turística sensibilizando sobre o destino que é dado para os recursos”, ressaltou Elizabeth.

A secretária municipal falou ainda sobre o marketing do turismo, destacando que cada destino tem que entender a sua verdadeira vocação turística e a partir disso definir o seu cliente final, como e de que maneira os atingir para então criar a marca do destino. “A maneira que cada um enxerga a sua vocação e inova é o ponto principal do marketing do setor turístico”, destacou.

Programação

O treinamento segue na quarta e quinta-feira e tem na pauta o Plano municipal de turismo de Florianópolis, com um benchmarking de boas práticas com a Secretaria municipal de Turismo, e ainda, experiências da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis com o turismo, com a apresentação do Case do Núcleo ACIF – Costa da Lagoa, uma visita guiada a pontos turísticos da capital, como o mercado público e a ponte Hercílio Luz.

Na quinta-feira os participantes terão apresentações sobre a Rota Baleia Franca, sustentabilidade do Hotel Senac, energias renováveis e avaliações dos instrumentos do Programa DEL.

 

O DEL Turismo

Uma adaptação personalizada e voltada especificamente para os desafios do desenvolvimento do turismo sustentável, esta vertente do DEL é resultado de parcerias iniciadas em 2015 com o Senac no Rio Grande do Norte.

Segundo a diretora de turismo da Facisc, Ciça Muller, o objetivo do projeto é dar condições para uma aceleração do desenvolvimento econômico por meio do turismo nos municípios selecionados dos três estados de abrangência do Projeto (RN, RS e SC), que apresentando melhoras significativas em seus resultados.

Hoje consolidado, o projeto levou a criação da Rede DEL Turismo composta por três estados e seis municípios: Rio Grande do Norte, está nos municípios de São Miguel do Gostos e Tibau do Sul; no Rio Grande do Sul, nos municípios de Rolante e Canguçu e em Santa Catarina nos municípios de Rio Negrinho e Schroeder.

O DEL Turismo é realizado em parceria com os Centros de Formação Profissional da Economia da Baviera (bfz) e conta com a coordenação da SEQUA, parceiro da economia alemã, e o financiamento do Ministério Federal da Alemanha para o Desenvolvimento e a Cooperação.