Livro sobre mulheres será lançado no Cultura Acic




O Projeto Cultura Acic promove nesta quinta-feira, 12, o lançamento do livro de contos “ELAS”, de autoria de Maria Regina Chagas de Souza Vieira, a partir das 19h30min, na sede da entidade empresarial. A obra é o primeiro trabalho solo da escritora, que já acumula a participação em diversas coletâneas e antologias. “ELAS” contém 14 contos que enaltecem as mulheres.

“É uma obra sobre mulheres. Mulheres que não aceitaram um papel de coadjuvante na história da própria vida. Mulheres que sonham, buscam, lutam, sofrem, erram, recomeçam, constroem, que destroem e que reconstroem”, conta a autora Maria Regina.

Ao desbravar a essência da mulher retratada em cada um dos contos dessa coletânea, a autora explora também a própria essência do universo feminino, com suas distopias, seus paradoxos, suas particularidades e suas sutilezas.

“A autora, com sutileza e, na diversidade das personalidades retratadas, presta com maestria uma merecida homenagem à mulher que vem se construindo há décadas, mas também à mulher que se constrói a cada vida, a cada história de cada conto”, relata a professora Monica Regina Felisberto, que assina o prefácio do livro.

Gosto pelas letras

O gosto pela leitura e pela escrita se iniciou desde muito cedo na vida da autora. Professora, com formação em Letras, Maria Regina, conta que a composição “Maria, Maria” de Fernando Brant e de Milton Nascimento serviu de inspiração para a composição de sua obra. “Sempre dizia que um dia escreveria sobre essas inúmeras “Marias”. Ainda antes de cursar o Magistério, quando pegava o ônibus pela manhã e ia observando as mulheres que passaram. Pelo olhar, tentava imaginar o que pensavam, o que sentiam e como viviam”, relembra a autora.

Foi com a chegada da aposentadoria, há seis anos, que Maria Regina decidiu iniciar seu primeiro livro. “Com a aposentadoria, tive mais tempo para me dedicar a outras atividades e logo comecei a fazer oficinas literárias, logo veio o convite para participações em coletâneas, e a concretização do projeto do meu livro”, conclui.

Sobre a autora

Maria Regina Chagas de Souza Vieira – MR Chagas é natural do Rio Grande do Sul (POA) e reside em Criciúma (SC) desde os quatro anos. É licenciada e pós-graduada em Letras/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Atuou no magistério Catarinense como docente, gestora e secretária.

Atualmente, como escritora é membro fundador da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil (AJEB) – coordenadoria Santa Catarina, membro Imortal da Academia Sul Catarinense de Letras e Artes (Ascla) e membro Grupo Compar. Poesias.

Está representada com seus diversos contos, poesias e crônicas em sete coletâneas e três antologias. Foi premiada em alguns concursos de poesia. Condecorada com o Diploma Mulher Virtuosa e com a Medalha Notório Saber Cultural pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e com o certificado de Mérito Cultural – Maria de Lourdes Filgueira Balassiano, pelo seu desempenho no desenvolvimento da cultura e apoio ao fortalecimento do empoderamento feminino (AJEB) – Coordenadoria Rio de Janeiro.

Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic