General Motors instala ponto para abastecimento de carros elétricos na ACIJ




Nesta semana entregue na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) a vaga pública para abastecimento de carros elétricos. A iniciativa é da General Motors do Brasil, porém, o ponto de abastecimento atende veículos de todos as marcas fabricantes. Na ocasião, o gerente geral da unidade de Joinville, Luiz Fernando Duccini, expôs como a empresa tem se destacado em tecnologia e inovação. Como exemplo, apresentou o novo carro elétrico, o Chevrolet Bolt, com autonomia de 416 quilômetros e 203 cavalos de potência.

“É possível ir e voltar de Joinville a Florianópolis sem necessidade de carregar a bateria”, informou Duccini. Segundo o engenheiro, no dia 12 de dezembro a concessionária Metronorte terá veículos à disposição dos clientes. A GM também tem de destacado na contratação de jovens aprendizes. “A iniciativa nos rendeu o reconhecimento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) como a empresa que mais oportuniza vagas no “Programa Novos Caminhos”. O certificado foi entregue neste mês.

Para o presidente da ACIJ, os carros elétricos, com o passar dos anos, tendem a ser uma boa alternativa de sustentabilidade e de economia. “Servirão para deslocamento no perímetro urbano e em cidades com pouca distância. Aos consumidores que já tenham o seu veículo, eles podem ser abastecidos aqui”, disse o presidente João Joaquim Martinelli. Com o sistema de energia fotovoltaica, não haverá aumento no consumo da rede pública.

Em aspectos de sustentabilidade, a unidade reaproveita 100% dos materiais, possui tratamento avançado de água com monitoramento ininterrupto e possui sistema de energia fotovoltaica com 103 módulos de captação da luz solar. Com investimento de R$ 1,9 bilhão, a empresa inaugurou mês passado à expansão da fábrica de motores, em Joinville – instalou-se no município em 2013, à época, com aporte de R$ 350 milhões. Hoje são 90 robôs dividindo espaço com os 516 colaboradores. “Vamos aumentar número de funcionários ainda neste ano”, revela Duccini. Localizada em uma área 482 mil metros quadrados tem capacidade de produzir 410 mil motores no ano. Fabricam-se nesta unidade as versões 1.0 três cilindros, aspirado e turbinado.

FOTOS: Carlos Junior/ACIJ