Convênio da Facisc permitirá projeto de licenciamento ambiental dos municípios




O presidente da Facisc, Ernesto João Reck, reuniu-se nesta segunda-feira (18.08) com o presidente do CIMCATARINA e prefeito de Rio das Antas, Alcir José Bodanese, para tratar sobre o projeto de licenciamento ambiental do Consórcio CINCO.

Também participaram do encontro o secretário de planejamento do município, Rubens Ricardo Mocellin, e o diretor executivo do consórcio, Elói Rönnau, além do assessor ambiental da Facisc, Guilherme Dalla Costa e do diretor executivo, Gilson Zimmermann.

No encontro foi discutido o projeto de licenciamento ambiental do município que faz parte do convênio firmado em abril de 2013, entre a Facisc e o Consórcio Cinco (agora chamado CIMCATARINA).

Uma importante iniciativa para que as empresas catarinenses estejam regularizadas perante a legislação que protege a natureza é o licenciamento ambiental. No entanto, estudos realizados pela Facisc já demonstraram que há grande demora nos processos de licenciamento ambiental de novos empreendimentos.

Por isso a entidade, dentro do Programa Sustentabilidade Ambiental, firmou em 2013 uma Cooperação Técnica com o Consórcio Integrado do Contestado, que prevê apoio da Federação, ao fomento de processo de licenciamento municipal. Além de Rio das Antas, a iniciativa abrange outras 04 cidades do Meio Oeste do Estado e tem duração de dois anos.

Na reunião os dirigentes também falaram sobre outros projetos futuros com a participação das entidades, sobre a transformação do Consórcio Cinco em Cimcatarina e foi entregue ainda o relatório sobre o diagnóstico do arranjo legal e institucional da gestão ambiental dos municípios integrantes do Consórcio Cinco.