Acisbs avalia resultados da pesquisa de satisfação junto aos seusassociados




A Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) realizou uma pesquisa de satisfação junto aos seus associados. A pesquisa teve um retorno de 15% dos associados, que responderam 20 questões sobre estrutura, treinamentos, soluções empresariais, núcleos setoriais e parte institucional.

Entre as questões está o levantamento do número de colaboradores, sendo que: 60% dos associados que responderam à pesquisa apontam possuir até 10 colaboradores; 14,8% de 10 a 50; 9,9% de 50 a 100; 11,1% de 100 a 500; e 3,7% mais de 500. Na pergunta como tomou conhecimento da Acisbs, 50,6% responderam que foi por meio de empresários; 13,6% por meio da visita de colaboradores da Acisbs; 12,3% pelas mídias sociais e 9,9% pelo site da entidade.

O motivo que levou a empresa a se associar, 66,7% responderam que foi pelo associativismo; 46,9% para participar dos núcleos; 42% para participar de cursos e eventos; e 30,9% para buscar mais serviços. Quanto à participação em Assembleia e eleição para Conselho Deliberativo, 54,3% responderam que nunca participaram e 45,7% que sim.

Sobre a avaliação da presidência e diretoria, 65,4% das respostas apontaram como muito ativa e participativa; 24,7% atuante quando necessário e 11,1% que não conhecem a diretoria e suas ações. Quanto ao atendimento dos colaboradores, 95% classificaram como excelente e bom. A estrutura física também foi avaliada, 98,7% dos que responderam consideram boa a excelente.  Já quanto aos valores praticados pela entidade em mensalidades, serviços e treinamentos, as empresas consideram que possuem um preço médio.

Referente aos serviços já existente na entidade, foi questionado quais o associado teria interesse em conhecer: 59,5% apontaram plano de saúde e odontológico; 29,7% benefícios fiscais; 24,3% plano de estágios; e 18,9% consulta de CNPJ e CPF e cartões Útil.  Se os serviços atendem às necessidades da empresa, 93,8% responderam que sim.

Já quanto a novos serviços: 48,8% sugerem rede de negócios; 47,5% assessoria jurídica; 42,5% participação/missão para feiras; 37,5% banco de currículos; 32,5% cursos a distância (EAD); e 28,7% assessoria contábil. Se a empresa costuma participar de cursos e eventos promovidos pela Acisbs, 85,2% responderam que sim.

Os núcleos setoriais também foram avaliados e umas das questões foi saber quais dos núcleos existentes o associado gostaria de conhecer e participar. Foram três os núcleos com maior interesse, 37,1% apontaram o Núcleo de Comunicação e Marketing; 27,4% o de Jovens Empreendedores; e 17,7% de Tecnologia e Inovação.

A pesquisa de satisfação ainda trouxe a pergunta: – Se ser associado torna sua empresa mais competitiva? 81,5% responderam que sim. E se a Acisbs contribui para o desenvolvimento local (inclusão social, fortalecimento e diversificação da economia local, inovação na gestão pública, proteção ambiental e uso de recursos naturais, mobilização social) e se isso faz com que seja atrativo para se associar, 90% respondeu que sim.

Dos associados que responderam à pesquisa, 85,2% disseram que a entidade representa o empresariado e presta bons serviços; e 9,9% que a Acisbs tem pouca representatividade, mas oferece bons serviços. Outra questão foi: – Como você avalia a sua empresa como associada? 56,8% apontaram que é atuante quando necessário; 28,4% que sua empresa é muito ativa e participativa e 14,8% que é pouco atuante ou não participa.

Sobre a melhor forma de comunicação, entre entidade e associado, 54,3% assinalaram o WhatsApp; 33,3% o e-mail marketing e 6,1% as mídias sociais.

Plano de ação – os resultados da pesquisa já foram apresentados na reunião de diretoria da Acisbs e os próximos passos estão sendo as reuniões, entre equipe de colaboradores e diretores, para traçar o plano de ação baseado nas prioridades apontadas em cada área. Na terça-feira, 19, uma reunião vai discutir cada questão e definir ações de curto, médio e longo prazo. “Desde quando lançamos a pesquisa temos o interesse de atuar em cada um dos pontos levantados pela pesquisa. Ouvir o associado é uma prioridade desta diretoria, que acredita que só assim saberemos o melhor caminho a traçar” destacou o diretor de comunicação, Gilmar Weiss.

A pesquisa – consolidada no Google Forms, a pesquisa foi delineada pelas equipes de comunicação e comercial da entidade, e aprovada pela diretoria. Durante um mês, entre setembro e outubro, o questionário foi enviado aos associados via e-mail marketing e grupos de WhatsApp, além de ter sido pauta de reuniões de núcleos setoriais. Ao todo, foram realizados sete disparos. A pesquisa deverá ser aplicada pelo menos uma vez por ano.