ACIBr Jovem promove 3º Inspirabq e lota auditório com palestras sobre inovação e vendas




O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr Jovem), realizou nesta segunda-feira, 4 de novembro, a terceira edição do Insbirabq. O evento ocorreu no auditório da Uniasselvi sob o tema ‘Inovação & Vendas: saiba como alavancar resultados do seu negócio’, reunindo um grande time de profissionais inspiradores e um auditório lotado. O espaço acolheu cerca de 200 pessoas entre alunos, empresas associadas à ACIBr, integrantes do Núcleo, profissionais dos setores de vendas das empresas e demais interessados no tema.

Na oportunidade o público prestigiou as palestras ‘Vale a pena vender via representantes comerciais?’, com Thiago Casagrande, da empresa Casagrande Consultoria em Vendas; ‘A verdade sobre vendas’, com Raul Otto Laux, da Ei-Experience; ‘Mídias digitais do básico ao avançado’, com Vagner dos Santos, da Agência MaisQ Marketing; e ‘Vendas nos grandes magazine’, com Patrícia Conti, da empresa Mensageiro dos Sonhos.

 

Vendas e inovação

 

Para a coordenadora da ACIBr Jovem, Daiane Kerli Rossano Coldebella, o foco desta edição foi pensado em um assunto em evidência, direcionado para o empreendedor, para que ele possa levar para sua equipe comercial, de vendas e toda a empresa. Ela explica que hoje, um dos maiores desafios para quem trabalha na área de vendas é buscar inovação e pesquisar novas ferramentas, todos os dias. “Em qualquer empresa, saber vender é o mesmo que ter recursos para alavancar o negócio. Inovar e vender é fundamental”, destaca.

 

Rossano aponta que em três anos de Inspirabq muita coisa mudou e, para 2019, o interesse do público em participar do evento foi um dos grandes diferenciais em relação às edições anteriores. “Este ano, quando começamos a falar do Inspirabq, já haviam pessoas me procurando, interessadas em saber como iria funcionar e, por isso, escolhemos um tema bem abrangente, pois é do interesse de todo mundo: vender e inovar”, explica.

 

O talento para inspirar e organizar, pela terceira edição, o evento que já se consolidou no calendário da Associação Empresarial de Brusque, chamou atenção da presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, que também se fez presente no Inspirabq. “O Núcleo Jovem está de parabéns, são talentos empreendedores, nos ensinando e aprendendo. É um Núcleo muito importante para nós, são líderes despontando e, quem sabe, futuros presidentes de associações, sindicatos e tudo mais, porque eles fazem a diferença”, afirma.

 

Inspiração para inspirar

 Pensando nas mais diversas formas de se comunicar e inovar na área de vendas dentro de uma empresa, foi o que inspirou a busca pelos profissionais convidados do evento, como Thiago Casagrande, que falou sobre o investimento em representantes comerciais na empresa. “Um dos principais focos da ACIBr Jovem é promover o ensino para a classe empreendedora. Pessoas que querem empreender e não sabem onde buscar informação sobre esses temas, nós trazemos este conteúdo de forma mais acessível a todos”, enfatiza. A empresa em que Thiago atua é especializada em montar equipes de representantes comerciais e esse foi o tema de sua fala no evento. “Vim tratar um pouco sobre isso, se ainda vale a pena trabalhar com representantes comerciais, em meio a tantas notícias de vendas via meios digitais. Mostrei os tipos de mercadorias e serviços que valem a pena vender via representantes, e os que não valem a pena”, destaca.

“A inspiração causa curiosidade e instiga as pessoas a se movimentarem”. São palavras de Raul Otto Laux, da Ei-Experience, que explanou sobre ‘Verdades das Vendas’ e o atual mercado, novas maneiras de se comunicar através da nova geração. A característica empreendedora de Brusque o inspira a ver um potencial muito grande em eventos como o Inspirabq, onde o público presente consegue desenvolver a capacidade de reflexão e ação.

A mídia digital se solidificou há muito tempo e o mercado precisa estar atento a este novo formato de se comunicar para não ficar para traz. São muitas as estratégias de comunicação e negócios online, e dia após dia, o mercado se atualiza em relação ao tema. Por isso, Vagner Santos, da Agência MaisQ Marketing, também palestrante do 3º Inspirabq, trouxe para o evento um compilado do seu curso sobre Mídias Digitais. “Toda pessoa, desde um autônomo que está fazendo a unha em casa, está anunciando. É algo fundamental. Hoje não é mais entregar um flyer, não é colocar um banner na frente de casa, hoje em dia é mídia social, todo mundo está com o celular na mão, vendo as coisas que estão nas mídias digitais, não mais na rua. Hoje se passa em frente a um outdoor olhando para o celular”, pontua.

A diretora comercial do Grupo RC Conti, Patrícia Conti, apresentou, ao fechamento do evento, um case da experiência comercial na empresa Mensageiro dos Sonhos, como conseguiu alavancar grandes magazines e empresas na área comercial. Destacado por ela como um dos grandes pilares do setor de vendas, a transparência é levada muito a sério na empresa, fato ressaltado em sua palestra, bastante dinâmica. “É um mercado que Brusque e o Vale do Itajaí respira, o magazine, famoso PL (Private Label), e tem muita lenda ainda, muita mistificação em cima disso, por isso é legal escutar uma parte da indústria que às vezes não é relatada ao público. Somos muito transparentes, estamos no mercado de PL há 26 anos, e eu pessoalmente atendo eles e é um mercado que o Vale do Itajaí pulsa muito, as cidades da região vêm para cá e por isso é legal inspirar”, diz.

A proposta do evento levou, literalmente, Gislaine da Silva ao auditório do Inspirabq. Ela é estudante de Marketing da Uniasselvi, e se deparou com o convite do evento via anúncio no Instagram, divulgado pelo palestrante Vagner Santos. Para ela foi bastante inspirador estar na plateia. “Vim mais pela palestra sobre Mídias Digitais, mas no geral gostei de todos eles, porque é uma visão muito para a frente. O conteúdo foi muito além do que eu achei que aprenderia hoje. Estou fazendo Marketing, então foi muito bom para mim”, constata.

Sentimento compartilhado pelo estudante de Engenharia de Produção, José Maria Barboza Junior.  “Gostei muito do Raul, achei muito esclarecedor os pontos que abordou e foi motivador. A gente sai daqui com uma perspectiva bem grande do mercado, do que tem por vir e do que precisamos fazer para nos qualificarmos, foi bem legal”, garante.  Ao final do evento, foram sorteados vários brindes entre os participantes inscritos no 3° Inspirabq.

 

Conheça o Núcleo

O Núcleo Jovem da ACIBr é um núcleo multisetorial, com reuniões quinzenais, e que foca na realização de palestras internas e externas, cases, visitas técnicas, participa do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), movimento estadual que reúne, mensalmente, jovens empreendedores para trocar experiências, networking, agregando valor e conteúdo para todos os nucleados. O Núcleo atua há 19 anos e conta hoje com 42 empresas associadas, nos mais diversos segmentos, contribuindo para o desenvolvimento local e socioeconômico de Brusque.