ACIBr aposta no protagonismo e fortalecimento dos seus Núcleos Setoriais




A Associação Empresarial de Brusque reuniu os coordenadores e vice-coordenadores dos seus 22 Núcleos Setoriais na noite de terça-feira, 26 de novembro, para celebrar as ações e trabalhos desenvolvidos durante o ano e também para motivá-los ainda mais, a desenvolverem seus projetos em 2020.

O encontro foi realizado na Casa Atlântica, refúgio inspirador para enaltecer ainda mais o empreendedorismo dos participantes. Na oportunidade, a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, ressaltou o quão significativo é o trabalho desenvolvido pelos Núcleos Setoriais. “Os Núcleos hoje representam a alma da ACIBr e muitas vezes o coração. Nós como diretoria, temos as ações macro, mas temos que estar muito presentes nos Núcleos, constituídos por empreendedores pequenos e médios. Conseguimos observar o quanto os nucleados prosperam estando unidos. E podemos fazer muito mais, como buscar recursos externamente, seja através das Federações, Confederações, Sebrae, para engrandecer estes Núcleos”, frisou.

Segundo a presidente, é notável ver a evolução dos Núcleos e seus nucleados. Rita disse se sentir honrada, enquanto presidente, em estar junto com os coordenadores e vice-coordenadores, que são empresários que doam o seu tempo, são voluntários e fazem a diferença.

A diretora de Núcleos da entidade, Maria Valzete Ludvig Walendowsky, enfatizou que o encontro tinha o propósito de estreitar ainda mais os laços entre os Núcleos e a diretoria da ACIBr. “Acredito que todas as ações dos Núcleos, são também ações da ACIBr e queremos nos colocar à disposição enquanto diretoria, para estarmos juntos com eles em cada ação e evento planejado”, comentou.

Para o vice-presidente da ACIBr, Marlon Sávio Sassi, que fez questão de relembrar sua trajetória na entidade, que iniciou através de sua participação no Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, até sua presença na diretoria, os Núcleos cada vez mais se motivam a realizar ações que impactam positivamente nas empresas nucleadas e na sociedade. “Hoje temos 50% dos nossos associados envolvidos nos Núcleos Setoriais, e os resultados e os benefícios que os nucleados têm, são muito maiores. Os Núcleos têm credibilidade, fazem grandes eventos e hoje, a representatividade da ACIBr também se dá por estas ações. Nós sabemos que quanto mais fortalecermos os Núcleos e diminuirmos a distância entre eles e a diretoria, mais forte e atuante será a entidade”, analisou.

Empreender Competitivo

Durante o encontro, os coordenadores e vice-coordenadores dos Núcleos de Fabricantes de Toalhas e de Panificadoras e Confeitarias puderam apresentar os projetos que inscreveram no edital nacional do Programa Empreender Competitivo, os quais foram agraciados, oportunizando a realização de diversas ações, entre elas, missões internacionais.

Também presente no encontro, a consultora regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Scheila Raquel Mazurek, enalteceu todo empenho do grupo de consultores da ACIBr, que acompanham os Núcleos durante o ano inteiro. “É uma satisfação enorme estar aqui e conviver com as pessoas que começaram com os núcleos do Programa Empreender. Hoje, no Estado e no Brasil afora se conta que o Empreender nasceu aqui, em Brusque”, disse.

Para a coordenadora administrativa e consultora de Núcleos Setoriais da ACIBr, Bernadete Loos Moritz, o sentimento é de felicidade e de dever cumprido, por mais um ano intenso de trabalho. “2019 foi um ano de muitas atividades e ações por parte dos Núcleos. Eles são as ‘meninas dos nossos olhos’, afinal, são os Núcleos que promovem a maioria das ações da entidade”, destacou.