O Escritório de Projetos iniciou na governança da FACISC em 2010 com o objetivo de facilitar o alcance dos resultados previstos no Planejamento Estratégico e garantir um maior alinhamento das ações com as estratégias corporativas. Ao longo do processo, novas práticas de projetos foram inseridas, como por exemplo, a criação de metodologias, ferramentas e a realização de treinamentos para a gestão do portfólio de projetos.

Missão, propósito e benefícios do Escritório de projetos:

Missão: “Fazer com que a FACISC obtenha resultados de impacto na busca do desenvolvimento sustentável Catarinense, a partir do seu Planejamento Estratégico, atuando como facilitador na realização de estudos estratégicos e na gestão de programas e projetos”.

Propósito: “Atuar de forma colaborativa proporcionando a geração de conhecimento e tomadas de decisões estratégicas”.

Benefícios da prática da gestão de projetos:

Atribuições do Escritório de Projetos:

  • Desenvolver metodologias para o desenvolvimento de projetos– Resolução do Fluxo de Projetos, Project Model Canvas, e Balanced Scorecard.
  • Oferecer suporte e ferramenta para a gestão de projetos
  • Realizar o monitoramento e controle de projetos
  • Informar sobre os projetos – comunicar status do portfólio de projetos, novos projetos, resultados de projetos e metodologias e ferramentas fomentando a aprendizagem organizacional.
  • Possibilitar a aprendizagem organizacional – Base de informações com Lições Aprendidas, baseadas na gestão da informação, e treinamentos em geral.
  • Gestão do Portfólio de Projetos – O fluxo contempla desde a concepção da ideia do projeto até a sua aprovação para execução, bem como monitoramento e controle geral dos projetos (técnico e financeiro).
  • Consultoria e assessoria – Atendimento de demandas das Associações Empresariais relacionadas ao uso de metodologias de gestão e ferramentas da FACISC.
  • Captação de Recursos – Captação de recursos financeiros e parcerias para execução de projetos
  • Gestão Estratégica – Apoio ao Planejamento Estratégico da Facisc e assessoria a diretoria na tomada de decisões.
  • Desenvolvimento do Mapa Estratégico – elaboração dos objetivos estratégicos, dividido em perspectivas e diretrizes de atuação, ajustes periódicos, elaboração e acompanhamento dos Indicadores Estratégicos da FACISC.


O Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico para a gestão 2017-2019 contempla as quatro diretrizes da governança da entidade visando difundir suas atividades, em consonância com as prioridades previamente estabelecidas.

DIRETRIZES:

  1. Representatividade
  2. Melhoria do ambiente empresarial
  3. Sustentabilidade
  4. Fortalecimento do sistema FACISC

Essa versão do planejamento também conta com o detalhamento de 21 objetivos estratégicos, que orientam os programas e projetos em benefício do associativismo e da sociedade catarinense. Estes objetivos estão agrupados de acordo com quatro perspectivas utilizadas na metodologia do Balanced Scorecard (BSC): financeira, processos internos,  aprendizado e crescimento, mercado.

Confira AQUI o Mapa Estratégico da FACISC e os principais focos da gestão 2017 – 2020.

Acesse AQUI a apresentação detalhada sobre o Escritório de Projetos