responsabilidade-social-empresarial

O Programa de Responsabilidade Social Empresarial da FACISC tem como meta alinhar as ações que fazem parte da sua missão institucional e também buscar impactar positivamente as comunidades onde as Associações Empresariais atuam.
Exercitar a Responsabilidade Social Empresarial nas dimensões social, econômica e ambiental como forma de fortalecer a cidadania empresarial por meio do associativismo, forma o conceito adotado pela FACISC em seu mapa estratégico de gestão. Este processo aponta o compromisso da federação na promoção do desenvolvimento sustentável catarinense.

destaque-responsabilidade-social

Conheça algumas de nossas ações:

 

– BALANÇO SOCIAL

O Balanço Social da Federação chega à sua sexta edição apresentando os esforços da entidade em promover a integração e a representatividade empresarial por meio do associativismo, da busca de um ambiente favorável aos negócios e do desenvolvimento sustentável catarinense.
O formato do documento permite a comparação das ações em uma leitura que permite visão clara dos avanços, das proposições e dos desafios da entidade.
Clique na imagem abaixo para acessar o conteúdo do documento.

Nova Imagem

 

– Agenda Sustentável Santa Catarina

Como embaixadora do ODM 8 – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em Santa Catarina, em 2015 a Facisc e convocou toda a classe empresarial a trabalharem juntos, em prol do desenvolvimento sustentável do Estado.

Clique aqui para acessar o material da Agenda Sustentável

Agenda Sustentável Santa Catarina

 

– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em 2016, um novo ciclo de objetivos passa a integrar a agenda mundial, é denominada como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Pioneira em Santa Catarina, a FACISC integrou a consulta pública promovida pelo Pacto Global Brasil em Agosto de 2014, em São Paulo. Na ocasião, as contribuições sobre os meios de implementação da Agenda Pós-2015 das Nações Unidas foram encaminhadas para o escritório do Global Compact em Nova York e incorporaram o documento oficial das Redes Locais do Pacto Global com a visão do setor privado para o secretário-geral da ONU.

MNPSC - Selo 2017 - Impressos_MNPSC Selo Organização - site

A Rede Brasil do Pacto Global lançou o estudo “Integração dos ODS na Estratégia Empresarial – Uma contribuição do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) para a Agenda 2030”. O material tem o objetivo de promover esta nova agenda de desenvolvimento no Brasil, buscando o engajamento e a sensibilização das lideranças empresariais. Como signatária do Pacto Global e atual coordenadora do movimento ODS em SC, a FACISC compartilha e estimula suas ACIs e empresas associadas a conhecerem o material, aplicando a ferramenta na sua estratégia de sustentabilidade.

Acesse: https://goo.gl/zoDWKF

Além de integrar a missão e visão da FACISC, o Desenvolvimento Sustentável passa agora a ser uma de nossas Diretrizes de atuação. Desta forma, propondo a ampliação das ações já desenvolvidas por nossas ACIs e seu papel estratégico nos municípios catarinenses, apresentamos a nova agenda mundial, os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são uma agenda global que compreende 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Abrangentes, integrados e universais, os objetivos incluem temas transversais que exigem amplas parcerias e articulação multissetorial.

Agenda para o desenvolvimento sustentável – CLIQUE AQUI

Guia dos ODS para as Empresas – CLIQUE AQUI

Plataforma Agenda 2030 – CLIQUE AQUI

A Agenda 2030 é um plano de ação global para em 2030 alcançarmos o desenvolvimento sustentável. Plataforma provê acesso à dados, canais de participação e informações gerais para o acompanhamento das ações orientadas ao cumprimento dessa Agenda.

Carta de princípios socioambientais

A carta de princípios socioambientais aponta o comprometimento da entidade com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Temas como atuar em consonância com a Declaração dos Direitos Humanos, Princípios sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável integram a carta editada pela Federação.

 

Pacto empresarial pela integridade contra a corrupção

O compromisso para 2016 está na revisão do atual Código de Conduta e Ética da FACISC com vistas à formalização de uma estrutura de compliance. Além disso, também deverão ser feitas adequações ao questionário de acompanhamento do Pacto pela Integridade contra a Corrupção e a constituição do Comitê de Ética, responsável pelo desenvolvimento de estratégias e políticas de promoção da ética.

 

 

– Geração Empreendedora

Despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de ensino médio e criar uma geração consciente, pró-ativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico, são alguns dos objetivos do Programa Geração Empreendedora. Aguarde nova agenda para 2016.
Saiba mais em facisc.org.br e facebook.com/gefacisc

Geração Empreendedora - Post GE 2017

 

 

 

– Projeto IR Iniciativa Responsável 2017

Conheça o FIA do seu município e saiba como direcionar parte do seu imposto de renda devido. Até 30 de abril pessoas físicas podem destinar até 3% na declaração do seu IR.

Faça parte desta iniciativa!

Como forma de fortalecer a cidadania das empresas catarinenses, uma das diretrizes do Programa de Responsabilidade Social, a Facisc desenvolve anualmente a campanha para  o Projeto IR Iniciativa Responsável, que sugere a destinação de parte do  Imposto de Renda devido para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) nos municípios catarinenses.

O Fundo para a Infância e Adolescência Estadual (FIA) tem por finalidade atender as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, como aquelas abandonadas e desabrigadas, vítimas de maus tratos ou que sofrem abuso sexual.

Na dúvida, consulte o seu contador e faça parte desta iniciativa muito responsável.
Post FACISC FIA IR 2017 - 01