Momento histórico: Rita Cassia Conti é primeira mulher presidente da ACIBr

09/10/2019. Publicado na categoria: Associações

ato posse Rita_1

A noite de segunda-feira, 7 de outubro, entrou para a história da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) não só pelas comemorações dos 85 anos de fundação da entidade, nascida em 2 de outubro de 1934. Mas também porque a empresária Rita Cassia Conti tomou posse à frente da diretoria da entidade, para a gestão 2019-2021, sendo a primeira mulher presidente da ACIBr, tendo como vice-presidente o empresário Marlon Sávio Sassi.

O evento teve o apoio da FACISC e do SICREDI e foi realizado no Clube Santos Dumont e contou com a presença 550 pessoas, entre lideranças empresariais, civis, militares e políticas da região de Brusque, de Santa Catarina e do país, além de representantes de entidades, associados, imprensa e demais convidados.

JANTAR ACIBR 2019-167

Representatividade

Em seu discurso, Rita destacou o papel da entidade em administrar, liderar e impulsionar as empresas rumo à prosperidade, bem como enfatizou a continuidade dos trabalhos em diversas bandeiras defendidas e protagonizadas pela ACIBr, de forma ética e com respeito e dedicação.

“É uma noite memorável e espero que nos próximos anos eu possa honrar essa confiança. Não por ser eu, mas pelo fato de a entidade ter a primeira mulher como presidente, em 85 anos de fundação, é algo muito importante para todas as mulheres. Mas, independentemente de quem assume este cargo, homem ou mulher, é preciso ter ética, transparência, pensar no coletivo, e é assim que vamos atuar, dando continuidade ao excelente trabalho que a ACIBr tem feito, com toda a credibilidade que a entidade conquistou nessas décadas perante a sociedade”, comentou.

A presidente eleita também destacou algumas diretrizes para o seu mandato, como incrementar e fortalecer a Associação Empresarial, em especial sua representatividade em toda a sociedade; construir e adotar formalmente um Código de Ética da Associação; promover e desenvolver a gestão e seus processos, através de capacitações e aperfeiçoamentos; além do fortalecimento das parcerias; promover e incentivar a internacionalização; e participar ativamente da vida das cidades da região com representatividade, transparência e posicionamento; entre outros.

“Precisamos somar esforços regionais em busca da construção da Barragem de Botuverá, com apoio da sociedade civil e pública, pois é algo que afeta todo o cidadão. Além da continuidade no acompanhamento da conclusão das obras de duplicação da rodovia (SC 486) Antônio Heil, participar ativamente do Plano de Desenvolvimento Econômico de Brusque (Pedem), e das ações dos Núcleos setoriais, que precisam ser fortalecidos e evoluir, pois eles são a base da associação. Com muita fé, ética, trabalho e união, estamos construindo nossa história de sucesso rumo ao futuro”, enalteceu.

A empresária já havia sido a primeira mulher a integrar a diretoria principal da Fiesc, na qual ocupa o cargo de Segunda Tesoureira. Além disso, também é presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção e Vestuário de Brusque e Região (Sindivest).

 

Destaque estadual

A solenidade de posse da nova diretoria da ACIBr foi prestigiada por diversas autoridades estaduais. Entre elas, o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Jonny Zulauf, que ressaltou a importância de Brusque no cenário estadual. “Nossa Federação tem força e expressão em razão de seus pilares distribuídos nos municípios e Brusque é um deles, com sua pujança e história. São 85 anos de associativismo voluntário, o que faz com que toda região esteja bem representada pela organização que existe aqui”, afirma Zulauf.

Segundo ele, uma das atuais bandeiras defendidas pela Facisc é um maior engajamento da mulher e do jovem empresário. Por esta razão, comemorou a posse de Rita Cassia Conti. “Tenho alegria de estar presente nesta importante posse de uma mulher que participará definitivamente dos destinos do voluntarismo pela Associação Empresarial de Brusque”, destaca.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário César de Aguiar, também fez questão de prestigiar o evento e de aplaudir a empresária Rita Cassia Conti, que também foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na mesa diretora na entidade que preside. “A Rita é uma protagonista, uma empresária de sucesso que tem grande dedicação à causa associativista, o que nos dias atuais é importante, já que o mundo passa por transformações profundas, em uma velocidade espantosa”, pontua Aguiar, ressaltando também a alegria de acompanhar este momento histórico para a Associação Empresarial de Brusque. “As mulheres tem ocupado lugar de destaque no mundo e aqui não poderia ser diferente. A Rita traz uma discussão mais ampla aos ambientes que tradicionalmente eram apenas masculinos. Acredito que esta posse dará a oportunidade para outras mulheres participarem da entidade e não tenho dúvidas de que será uma gestão profícua”, enfatiza.

Para o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, o sucesso da nova presidência da ACIBr está garantido. “Rita fará uma administração brilhante a favor do crescimento econômico da região. Apesar da crise nacional, em nossa cidade aumenta o número de empregos formais e isto é sinal do crescimento em nosso comércio e indústrias”, revela o prefeito.

Além dos integrantes da nova diretoria, também foram empossados na oportunidade os coordenadores dos 21 Núcleos Setoriais da entidade.

Revista Histórica e homenagens

Para marcar os 85 anos de fundação da ACIBr, também foi lançada a Revista Histórica ‘ACIBr 85 anos: Protagonista do Progresso em Brusque e Região’. O projeto editorial, produzido ao longo dos últimos seis meses pelas jornalistas Carina Machado, Guédria Motta e Taiana Eberle, da Ideia Comunicação, compreende as principais bandeiras defendidas e conquistadas pela entidade nestas mais de oito décadas de atuação. O material histórico foi distribuído no evento e também está à disposição na sede da ACIBr.

Além disso, outro momento marcante da solenidade foram as homenagens feitas à Renate Wegner Tromm, primeira mulher a compor a diretoria da entidade na gestão 1997-1999, pela sua atuante representatividade na diretoria da ACIBr, bem como no Núcleo de Panificadores e Confeitarias; e ao empresário da Irmãos Fischer S/A, Edemar Fischer, que exerceu importantes cargos na direção da entidade no período de 1997-2019, sendo presidente da associação nas gestões 2011-2013 e 2013-2015. Fischer deixa de compor a diretoria da entidade, mas permanece como Presidente do Conselho Deliberativo da ACIBr.

Tempo de agradecer

Tradicionalmente, a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) dá início às comemorações de aniversário através da celebração de uma missa de Ação de Graças. Por esta razão, parte da diretoria da entidade e empresários associados participaram da celebração no último domingo, 6 de outubro, às 19h, na Igreja Matriz São Luís Gonzaga. A missa, presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, contou com a colaboração de diretores da ACIBr durante os comentários e leituras.

“A missa tem duas funções. A primeira delas é agradecer por este período que estivemos à frente da entidade. Já a segunda é o pedido para que Deus abençoe a nova diretoria que está entrando. Os valores cristãos, quando aplicados no meio empresarial, são benéficos e nos estimulam para ser melhor a cada dia”, disse o então presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

Para o pároco, padre Diomar Romaniv, foi significativa esta participação, já que os valores aprendidos com o reino de Deus devem exatamente ser praticados na sociedade. “Muitos desses empresários são lideranças na nossa Igreja e é bonito ver que o bem que fazem também chega na comunidade”, afirma o sacerdote.

Cadastre-se e receba nossas notícias: