Grupo fez roteiro pelo Rio Grande do Sul focado no Plano de Turismo Regional

01/12/2017. Publicado na categoria: Missão empresarial

Venícula_Luiz Argenta

Representantes da Acisbs, Acirne, Aciac, Comtur, Prefeituras de São Bento e Rio Negrinho, bem como empresários do ramo hoteleiro, de gastronomia, turismo rural das cidades de São Bento, Rio Negrinho, Corupá e Itaiópolis participaram da missão empresarial técnica no Rio Grande do Sul, organizada pelo Sebrae/SC. O roteiro aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, pelas cidades de Flores da Cunha, Garibaldi, Canela e Gramado. O objetivo foi conhecer as experiências e realizar benchmarking das formas de trabalho, projetos e roteiros de turismo com as empresas do trade de turismo. “Todas as vivências servirão como base para nossas ações, dentro do plano de turismo que está sendo desenvolvido no município” destacou, Luiza da Silva, diretora de Turismo.

Em Flores da Cunha, o grupo foi conhecer roteiro colonial de Compassos da Mérica Mérica, na propriedade de Fernandes Muraro, abrangendo turismo rural, de lazer e pedagógico. Lá, o grupo fez um dos passeios da propriedade que é de trator pelas parreiras, conhecendo os tipos de uvas da região. Acompanhados de uma guia local, se deslocaram para a Escola de Gastronomia, onde puderam acompanhar a estrutura e o desenvolvimento das atividades. Inaugurada em 2004, a Escola modificou o cenário da cultura enogratronômica na Serra Gaúcha. Por estar instalada numa região onde é muito forte a cultura da uva e do vinho, a Escola também se dedica à formação de profissionais na área de enologia.

O almoço do dia 27 foi uma visita técnica na Venícula Veadrigo, com comida típica italiana. E na sequencia foram conhecer a Venícula Argenta Vinhos finos. Acompanhados de uma enóloga, o grupo fez a degustação de vinhos e conheceram o processo de produção. Também tiveram a oportunidade de visitar a cave, onde os vinhos permanecem em barricas de carvalho francês. Em Garibaldi, o grupo visitou o Sítio Crescer, para conhecer a produção orgânica e também o Hostel, que é uma hospedagem compartilhada, em uma construção sustentável. A noite a programação foi em Gramado, com o acompanhamento da programação do Natal Luz, conhecendo a Vila de Natal e o show de acendimento das luzes. Parte do grupo também acompanhou o Grande Desfile de Natal, programação paga do Natal Luz.

No dia 28, o grupo conheceu o Parque Caracol de Canela. Lá, se deslocaram de bondinho para visitar a cascata.  Neste dia o almoço aconteceu no Restaurante Malbec e uma visita técnica na Cervejaria Gram Bier, para conhecer a fábrica de cervejas artesanais e degustação de alguns tipos também foi realizada. Um dos pontos altos da viagem foi a palestra com a secretária de Turismo de Gramado, Rubia Frizzo. Ela deu um apanhado das atividades da secretaria, falando da estrutura e também das estatísticas de Gramado, que já recebeu diversos prêmios de Melhor Destino Turístico do Brasil e Melhor Destino de Inverno. Anualmente Gramado recebe 6,5 milhões de visitantes; possui 180 hotéis e pousadas com 13.500 leitos; além de uma rede de 173 bares e restaurantes. São 53 atrativos turísticos com uma programação anual de eventos, conta ainda 35 fábricas e lojas de chocolates e 300 eventos públicos e privados por ano.

Após a palestra, ainda foram realizadas visitas pelo Centro de Gramado e logo mais aconteceu o retorno do grupo.

Cadastre-se e receba nossas notícias: