Experiência de empreender na Alemanha é tema de palestra na Acisbs

30/05/2018. Publicado na categoria: Empreendedorismo

IMG_9579

A segunda-feira, 28, foi dia de conhecer a história de um empresário são-bentense que decidiu investir na Europa. Ismar Becker, que já foi presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), de 1985 a 1987, compartilhou com os participantes dos núcleos empresariais, sua experiência empreendedora. A palestra “A experiência de um empreendedor são-bentense na Alemanha” reuniu nucleados e convidados, no restaurante da Acisbs. Após a palestra, aconteceu um happy hour de integração entre os núcleos.

Durante o relato de sua trajetória, Ismar falou das dificuldades de empreender na Europa. Ele contou que, assim como no Brasil, há muitas empresas familiares e que a fase de transição é extremamente delicada e precisa ser planejada.  A empresa adquirida por Ismar, a Leipold, possui 94 anos, e é mundialmente conhecida no segmento de decalcomania. “Cometi um erro vetorial, que foi subestimar a complexidade e superestimar a minha capacidade”. Becker relatou que no primeiro e segundo ano de empresa houveram lucros, porém no terceiro, devido ao cancelamento dos pedidos de um cliente britânico, que detinha grande parte de sua produção, teve que tomar medidas para enfrentar o problema. “Resultou em um processo que terminou agora, que foi a terceirização da produção. Nós continuamos com a parte de desenvolvimento e vendas da empresa”. O empresário disse que o processo foi bastante desgastante, que precisou aplicar na Alemanha tudo o que sabia e o que não sabia. A empresa de 34 funcionários, exigiu saber delegar o que não dominava.

Formado em Harvard Business School, no curso de “Owner and President Management Program”, uma espécie de MBA, Ismar aprendeu a estabelecer prioridades e organizar o tempo, por meio de mapas mentais, os mind maps. Em uma folha de papel anota suas metas diárias, semanais e mensais, com cores diferentes e assim o cérebro assimilar melhor as atividades planejadas.

Aos participantes, Ismar deu dicas para empreender. O empreendedor disse que o resultado do sucesso está no talento, alinhado com o meio e o esforço. “O esforço é 80% do processo. Quem é empreendedor e não estiver disposto a esses 80%, recomendo fazer outra coisa”. É necessário ter foco nas forças e conhecer nossas fraquezas. Becker ainda sugeriu o autor Peter Drucker, para aprofundamento do assunto.

Curiosidades – Segundo Ismar, a Alemanha é um país maravilhoso, mas não são só rosas, há espinhos também. Ele contou que os alemães tiram muitas férias e atestados médicos. Em 2016, dos 40 milhões de alemães com carteira registrada, cada um registrou a média de 14 dias de atestado médico.

Happy hour – está foi a primeira edição do Happy Hour Entre Núcleos, com foco na capacitação e integração das empresas integrantes dos Núcleos. A segunda edição deverá acontecer no segundo semestre, com tema ainda a definir.

Cadastre-se e receba nossas notícias: