Em Brusque, Temperô forma mini chefs

12/07/2018. Publicado na categoria: Gastronomia

12_Nova

Uma abobrinha se transforma em microfone na cozinha mágica da nutricionista Ana Beatrice Knop, ou simplesmente Tia Tice. Na tarde desta quarta-feira, 11 de julho, no Casarão Garibaldi, ela ministrou o workshop “Culinária Saudável para Crianças”, que integra a programação da terceira edição do Festival Gastronômico de Brusque, o Temperô.

No cardápio, o desafio de montar um hambúrguer com legumes e carne moída, um cupcake de maçã integral com chocolate e uma vitamina de banana, morango e leite vegetal. “A proposta é instigar as crianças a comerem melhor e a buscarem uma alimentação mais saudável. Acredito que quando elas colocam a mão na massa e ajudam no preparo e na montagem do lanchinho, a alimentação melhora”, pontua Tice.

Esta é a primeira formação que a nutricionista ministra para o público infantil e 11 crianças participaram da atividade. “Estou feliz, é um sonho que eu tinha há muito tempo. A procura foi grande, as inscrições se encerraram rapidamente e acredito que devo seguir também nesta linha de cursos após o Temperô. A intenção é que a criança conheça o alimento. Lave, pique, rale. Esse contato é importante para criar intimidade com os legumes, frutas e verduras. A sugestão é que os pais envolvam a criança nesse processo, desde a compra no mercado, passando pela preparação, a hora de comer e, por fim, lavar a louça”, observa a nutricionista.

Além de treinar a habilidade na cozinha, Tice comemora esse incentivo dos pais e a abertura das crianças para a alimentação mais saudável. Ela também ressalta a importância do Festival Gastronômico de Brusque, que apresenta a diversidade de sabores do município.

“As pessoas já saem de casa decididas sobre onde vão jantar, qual prato vão pedir e quanto isso vai custar. É um incentivo para conhecer novos lugares e girar este setor na cidade”, acrescenta.

Turminha animada

“E se a gente não gosta de abobrinha?”, perguntou uma das crianças. Traduzindo conceitos técnicos em aprendizados lúdicos, Tice contou a história da “memória da língua”, ensinando que só é possível afirmar que se não gosta mesmo de determinado alimento após o provar por 10 vezes. Esse é o tempo que o cérebro leva para reconhecer e entender o sabor. Então é provável que o alimento que não despertou a atenção inicial, possa causar uma nova – e boa – impressão à medida que é consumido com mais frequência.

“Eu gosto de omelete. Porque omelete é a única coisa que eu sei fazer”, conta Miguel Fantini Gonçalves, de sete anos. Bastante atento aos novos aprendizados, ele comemorou a oportunidade de ampliar o cardápio com as receitas descobertas durante a tarde.

Já a menina Marina Barni parecia bastante confortável com a presença de Tice. Isso porque elas se conhecem de um café mantido pela nutricionista em Brusque. “A comida da tia Tice me deixa feliz porque é rica em nutrientes”, garante Marina.

A caçula da turma era Luna, de quatro anos. Apesar de estar abaixo da faixa etária do grupo, sua presença foi possível pela companhia da mãe, a também nutricionista Andressa Scarduelli Walendowsky.

“Em casa é o pai quem gosta mais de cozinhar e ela se interessa, ajuda no que pode. Pica os alimentos com faca sem ponta e até lava a louça. Foi ela quem quis participar do curso e eu apoio a decisão, já que está numa fase de escolhas. A Luna sabe que precisa experimentar e a gente incentiva sempre as cinco cores no prato”, destaca Andressa.

Temperô

A terceira edição do Festival Gastronômico de Brusque, o Temperô, é uma realização da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), através de seu Núcleo de Gastronomia, o Garni, coordenado pelo empresário Jonathan Casagrande. O evento iniciou no dia 5 de julho e segue até 6 de agosto, ainda com diversos workshops e descontos exclusivos em vários restaurantes.

“O objetivo é difundir a gastronomia de Brusque e região. E o Casarão Garibaldi é um termômetro deste movimento até porque acompanho diariamente as vendas. Metade do público registrado em 2017 já passou por aqui nesta primeira semana. Isso é um grande sinalizador deste maior alcance publicitário”, afirma Jonathan.

Dentro da Programação do Temperô, no dia 19, às 15h e no dia 20, às 8h30, na sede da empresa Café Colonial, haverá um bate papo sobre cafés especiais com a barista e consultora Ellen Krause, de Curitiba. O Casarão Garibaldi, por sua vez, é palco de mais uma degustação de vinhos no dia 24, a partir das 20h e de uma segunda edição do workshop de culinária saudável para crianças entre 11 e 14 anos, no dia 25, às 15h. Já no dia 27 de julho, às 18h30, está marcada uma visita técnica com degustação de cervejas na Zehn Bier.

Cadastre-se e receba nossas notícias: