ACI do Oeste Catarinense apoia projeto de Sustentabilidade no Bairro São Jorge

20/04/2017. Publicado na categoria: Sustentabilidade

Projeto_05

Desde o início deste ano, alunos da 3ª Fase do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba estão envolvidos no desenvolvimento e execução de um grande projeto social no Bairro São Jorge em Herval d’Oeste. O trabalho ainda possui o apoio da Área das Ciências das Humanidades da Unoesc que abrange vários cursos, entre eles, os cursos de Administração, Direito e Publicidade e Propaganda e terão participação específica em momentos posteriores do Projeto. A ação faz parte do “Programa de Educação para a Sustentabilidade” da Unoesc e tem apoio da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC).

 

A iniciativa partiu da Associação de Moradores do Bairro São Jorge (AMBSJ) que buscou a Universidade, mostrou a necessidade e solicitou apoio na execução do projeto. “Após três anos de intensa programação e atividades, mudamos o foco e passamos a atuar na gestão do Bairro São Jorge por meio do desenvolvimento de estratégias para a execução de projetos sustentáveis, análises de informações, pesquisa de campo e projeção para um futuro cada vez melhor. Obviamente, continuaremos fazendo as atividades que são necessárias para a melhoria do Bairro, porém, agora, queremos que este trabalho possua um embasamento científico oferecido pela Universidade e promova uma transformação em nossos moradores e diretamente no Bairro São Jorge. Este é o foco durante o ano de 2017”, explicou Angelo Junior Radavelli, presidente da AMBSJ . O movimento social conta ainda com o apoio da Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, Creche Tânia Bortoluz Piovesan, ESF São Jorge, instituições religiosas e o comércio do Bairro São Jorge.

Até o momento, o projeto já passou por cinco importantes etapas. A primeira delas aconteceu em uma reunião de colegiado onde se definiu as ações e estratégias para a execução das atividades. Em um segundo momento, o presidente da Associação de Moradores do Bairro São Jorge, Angelo Junior Radavelli, esteve na Unoesc e falou sobre as atividades que estão acontecendo na comunidade. A terceira atividade aconteceu quando os professores do curso estiveram no Bairro conversando com os líderes locais buscando importantes informações para o embasamento do Projeto.  A quarta etapa consistiu em uma entrevista onde os líderes do Bairro foram até a Universidade e conversaram com os alunos sobre a sua visão do Bairro São Jorge.  A quinta etapa aconteceu neste final de semana onde mais de 30 alunos do Curso de Ciências Contábeis participaram de uma visita na Escola Cruz e Sousa e visitaram todo o Bairro São Jorge, conhecendo os moradores e a realidade da comunidade.  As atividades acontecem com o acompanhamento dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover e do Curso de Administração, professor Juliano Spuldaro.

Projeto acontecerá em três fases

De acordo com o cronograma inicial definido pelos professores orientadores, a execução do Projeto no Bairro São Jorge acontecerá em três fases. A primeira já iniciou e consiste no desenvolvimento de um estudo sobre o Bairro por meio da coleta de dados que acontecerá em entrevistas, pesquisas e visitas in loco. A segunda fase, prevista para acontecer no segundo semestre analisará os dados e criará estratégias de ação para as necessidades encontradas e ferramentas de fortalecimento para as grandes vertentes de desenvolvimento humano, econômico, financeiro e sustentável da comunidade. Prevista para acontecer em 2018, a terceira fase comtemplará a execução das ações que foram definidas ao longo deste ano.

 

Para a professora Eliane Filippim, o projeto piloto é o caminho para o desenvolvimento das comunidades. “No Bairro São Jorge, estamos executando um trabalho voltado para o fortalecimento daquela comunidade por meio da prática da sustentabilidade. Importante reforçar que a sustentabilidade está envolta em todo o contexto, desde o ser humano até o meio ambiente. Por esse Motivo, acreditamos muito neste projeto e o queremos disseminá-lo após a conclusão desta experiência inicial”, explicou.

Para a presidente da ACIOC, Tânia Durigon, criar uma cultura de sustentabilidade na sociedade é fundamental para o futuro. “Por meio dessa parceria entre Unoesc, Associação de Moradores do Bairro São Jorge e entidades representativas do Bairro, a ACIOC fortalece o seu compromisso com a sociedade apoiando a iniciativa que é preponderante para o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades. Acreditamos muito no potencial do ser humano e, por esse motivo, criar uma educação para a sustentabilidade do indivíduo permitindo a interação com a sociedade é fundamental para o futuro”, acrescentou.

 

O calendário das atividades, após a sua definição, será divulgado no site www.bairrosaojorge.com.br.

Cadastre-se e receba nossas notícias: